Gênesis

Ok, acabei de terminar de ler esse livro e estou meio que confuso ainda, mas preciso fazer essa resenha. O livro é pequeno, tem 176 páginas, li ele todo hoje. É dividido em 4 "horas". Tem uma escrita legal, e interessante, antes de falar mais sobre o livro, leiam a sinopse:


          Na ocasião em que a Terra foi arrasada pela Peste, os sobreviventes reuniram-se em uma nova sociedade. Separados do mundo exterior por uma cerca em pleno oceano, vivem em absoluto isolamento – aviões que se aproximam são abatidos; refugiados, executados. Até que um soldado escolhe romper com as regras e, em vez de disparar, resgata das águas uma menina. Seu nome é Adam Forde. Ele muda para sempre o curso da História. Anaximandra, uma jovem de 14 anos, estudou a fundo esses dados históricos.
          Ela está sentada diante de três Examinadores para uma exaustiva prova de quatro horas. Adam Forde, seu herói, morto há bastante tempo, é o tema do exame. Se aprovada, ela será admitida na Academia – a instituição de elite que governa aquela sociedade. Anax, porém, está prestes a descobrir que nem tudo consta dos registros acadêmicos. Há fatos, imagens, arquivos a que nem todos têm acesso. Antes que a avaliação termine, virão à tona o obscuro segredo da Academia e a realidade assustadora daquele admirável mundo novo.

O livro narra a história de Anaximandra, uma garota que está passando por uma avaliação pra entrar na Academia. Ao passar do seu teste descobrimos mais sobre a sociedade que ela vive. A Terra foi arrasa pela Peste, e os que restaram viviam na "República" uma cidade afastada de tudo e todos por uma muralha. Lá as pessoas viviam em paz. Até que um certo dia o jovem Adam resolveu ajudar uma pessoa de fora da muralha, e é aí que a história toda se desenrola. 
               Até então eu pensei que seria um romance normal etc, mas definitivamente não é! Anax narra a história da vida de Adam para os Examinadores. Acompanhamos o julgamento de Adam e sua punição, que seria conviver com um robô que está em fase de testes. 
               Ok, tudo meio confuso, eu sei. O ponto forte do livro é que ele narra duas histórias paralelamente, penso eu. Primeiro a busca de Anax pela aprovação, tendo como objeto de apresentação a história de Adam. Segundo a história do Adam na sociedade que outrora era a sociedade que Anax vive. Entenderam? Anax vive na sociedade da "Academia" que antes era a "República",  uma sociedade pós-pós-apocalíptica. 
               O livro se disfarça como distopia, mas na verdade trata do ser humano, o que é ser um  humano de verdade. Quando Anax nos apresenta o tempo vivido de Adam com o robô Art, essa passagem é uma grande reflexão do ser humano, de ser uma pessoa capaz de pensar, de agir de acordo com seus próprios pensamentos. Vemos uma grande discussão entre Adam e Art sobre o fator "pensar", tudo porque Adam não acredita que máquinas possam ter consciência do que fazem. Depois de argumentos lindíssimos, Adam e Art finalmente chegam a um consenso e se aceitam da forma que são! awnn <3 
               Anax continua com seus teste e demostra uma visão totalmente diferente dos demais para com a história de Adam, o que faz com que os Examinadores fiquem surpresos com sua capacidade de pensar. Depois Anax nos mostra um "vídeo" de Adam e Art planejando a fuga. Adam não consegue esquecer que está preso, sim preso, com um robô e depois de todo esse tempo planeja fugir e quer a ajuda de Art. 
               O livro é muito bem escrito, a forma de nos apresentar a verdadeira história, a do Adam, e ao mesmo tempo nos mostrar as inseguranças de Anax para com seus testes e pincelar sobre a sociedade que ela vive, é incrível. O autor soube misturar vários assuntos em um livro relativamente pequeno e fez isso muito bem. 
               Depois de diálogos lindos, chegamos ao final. E QUE FINAL JEOVÁ! Anax descobre coisas que não sabia sobre o Adam, o que faz com que a história mude totalmente de rumo e é surpreendente. Estou até agora tentando entender e é tipo WHAT THE FUCK?, mas é perfeito. LEIAM ESTA P%#R@ E VAMOS COMENTAR!1!!



Comente com o Facebook:

Deixe um Comentario.

Parceiros

Parceiros

Divulgue


Escolha uma das imagens e seja nosso parceiro!


Tweets